Os 20 momentos mais gays de 2009, pelo site Muza.



Segundo o site MUZA ( http://www.muza.com.br/)

01 :: Lady Gaga

Ela é a sensação do momento! Ela é Pop! Ela é MUZA! Ela fez algumas das melhores músicas do ano! Ela fez algumas das melhores músicas para dançar do ano! Ela fez alguns dos melhores vídeo-clipes do ano! Ela mostrou que ser diferente é cool! Ela revelou que já teve experiências homossexuais! Ela denunciou que há homofobia na indústria da música! Ela agradeceu aos gays no MTV Video Music Awards! Além de tudo isso, ela se apresenta como uma militante da causa gay, afinal, ela percorreu a pé, como qualquer outro, a Marcha Nacional pela Igualdade dos direitos homossexuais em Washington, Estados Unidos, e no final, fez um discurso bafônico cobrando do presidente Obama ações efetivas para os homossexuais! Já imaginou se muitos dos artistas que já estiveram , que estão ou que estarão em destaque na mídia mundial conseguisse essa visibilidade aos homossexuais e susas questões de cidadania como Gaga fez em 2009? God blass Gaga and God blass the gays!

02 :: Plano Nacional LGBT

Fato é que os direitos homossexuais pouquíssimo avançou no Brasil, ao contrário dos países irmãos-latinos, como pudemos ver neste top-20 do MUZA. Entretanto, neste ano de 2009, algumas perspectivas de futuro positiva foram apontadas por nosso governo. A mais significativa destas ações aconteceu em maio deste ano, quando o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O texto traz 50 propostas, que deverão se transformar em política de governo até 2011, e conta com o apoio da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Apesar de parecer distante e vago é algo que faz do futuro dos homossexuais brasileiros algo mais inspirador!

03 :: Seminário LGBT no Vale do Jequitinhonha

É um orgulho saber que há pessoas preocupadas com a cidadania e esclarecimento LGBT não apenas nas grandes cidades, mas em regiões de nosso país onde conquistas homossexuais, digamos assim, parecem mais distantes ainda. Afinal, são regiões mais conservadoras e machistas. Mas felizmente, em novembro deste ano, nos dias 6 e 7, aconteceu 6 e 7 de novembro, aconteceu o “Seminário de Direitos e Cidadania LGBT no Vale do Jequitinhonha”, em Minas Gerais. Este é o primeiro evento do tipo realizado na região. O Seminário foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh) e contou com o apoio da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha(Fecaje) e da Prefeitura Municipal de Jequitinhonha . Ahazo total!

04 :: Legalização do casamento gay e adoção por homossexuais no México

Enquanto países como Argentina e Uruguai mostram sinais de respeito a cidadania LGBT e aos poucos vão conquistando políticas significativas, eis que, neste mês de dezembro, quase que de surpresa, a Assembleia Legislativa da Cidade do México aprovou o casamento entre homossexuais, com os mesmos direitos das uniões heterossexuais, o que inclui o direito a adotar filhos. Tudo isso de uma só vez! Exemplo!

05 :: Filme “Do Começo Ao Fim”

Abordar em um mesmo filme homossexualidade e incesto é polêmica na certa. E assim foi com o filme brasileiro “Do Começo Ao Fim”, de Aluizio Abranches. Mas com toda a polêmica e expectativa, antes mesmo de ter sido lançado, o filme virou um dos principais assuntos do ano. E quando houve o seu lançamento em novembro, a maioria se rendeu. O filme é lindíssimo. Quem conseguir superar a idéia da polêmica e ver o filme verá uma delicada relação de amor. Onde o que importa é apenas o amor, e nada mais.

06 :: Programa “Amor & Sexo”, da Rede Globo

Ok, hoje em dia, não são muitas as pessoas que tem dúvidas sobre sexo e sexualidade, ou se tem, dificilmente verão um programa de TV sobre isso, afinal, a internet e o Google estão aí para isso. Mas o Programa “Amor & Sexo”, exibido pela Rede Globo, apresentado pela simpática Fernanda Lima foi uma bela surpresa neste sentido. Os assuntos eram tratados ali com elegância e bom humor e o principal, sem rodeios. E advinha? A homossexualidade era tema cosntante no Programa. Seja para tirar dúvida de pais ao descobrirem que seus filhos eram gays ou até para falar dos cuidados que se deve ter com o sexo anal em uma relação homossexual. Um luxo televisivo!

07 :: ALGBT ganha papel Consultivo na ONU

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) foi aceita como entidade consultiva no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Com esse papel, a ABGLT pode ampliar a atenção dada pela ONU à violação de direitos humanos e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero que ocorre ao redor do mundo. Esta é a primeira vez que uma organização não-governamental (ONG) em defesa dos interesses gays de um país em desenvolvimento ganhou esse status oficial nas Nações Unidas.

08 :: Rio de Janeiro é escolhido o melhor destino gay do mundo

A cidade do Rio de Janeiro foi eleita o melhor destino gay do mundo! Isso mesmo, em uma votação que aconteceu em Boston, nos Estados Unidos, durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT, e foi promovida pelo canal Logo, da MTV gringa voltado ao público gay. O que isso significa? O prefeito da cidade maravilhosa e agora, do melhor destino gay do mundo, Eduardo Paes, declarou: "O título de melhor destino gay é mais um reconhecimento da hospitalidade do nosso povo, que faz todos os visitantes se sentirem em casa. É um prazer e orgulho ser o prefeito de uma cidade acolhedora que respeita e valoriza as diferença”. E tenho dito!

09 :: Primeiro casamento gay da América Latina aconteceu na Argentina

Ainda não é lei na Argentina, mas foi no nuestro vizinho que aconteceu o primeiro casamento gay da América Latina. Depois de juíza autorizando, juíza impedindo, nesta segunda-feira, dia 28, o governo do país autorizou e aconteceu o casamento entre Alex Freyre, 39 anos, e José María Di Bello, 41, se casaram hoje na cidade de Ushuaia.

10:: Psicóloga que “curava gays” é punida pelo Conselho Federal de Psicologia

A psicóloga Rozângela Alves Justino foi punida publicamente pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em julho de 2009, por tentar, por meio de terapia, converter gays e lésbicas para heterossexuais. É válido ressaltarque uma resolução do CFP de 22 de março de 1999 afirma que a homossexualidade "não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão".

11 :: 7º ENUDS aconteceu em Belo Horizonte

Durante cinco dias, Belo Horizonte sediou o 7º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (Enuds 7). O evento O evento reuniu estudantes, pesquisadores, gestores públicos e militantes de diferentes movimentos sociais de todo o Brasil e também de outros países em programação que incluiu oficinas, palestras e no final, até festas. O Encontro foi realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) e pelo Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS!).

12:: Filme “Milk”

Em fevereiro de 2009 chegou aos cinemas do Brasil o filme “Milk”, de Gus Van Sant, sobre o ativista gay norte-americano Harvey Milk, interpretado pelo ator Sean Penn. O filme é uma bela aula de cidadania homossexual e a importância de que os direitos homossexuais sejam alcançados. O reconhecimento mundial do filme veio com os prêmios conquistados no Oscar: melhor ator (Sean Penn) e melhor roteiro original. E o melhor, neste ano o filme também já chegou nas locadoras e assim, pode ser visto e revisto quantas vezes acharmos necessário!

13:: Debate “Mídia e Movimento LGBT” em BH

Em agosto aconteceu em BH o debate “A Mídia e o Movimento LGBT”, promovido pela Libertos Comunicação e a Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação. O evento, que teve entrada gratuita, reuniu pessoas importantes ligadas a comunicação e homossexualidade do país como Ana Fadigas, fundadora da editora que lançou a G Magazine, e o ex-BBB, Jean Wyllys, além da Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Lydiane Ponciano. Foi um momento extramamente instrutivo, reflexivo e crítico para os persentes. Quem foi, sabe o quanto foi bom e merece estar aqui nos destaques do ano.

14:: Adam Lambert

Ele é no momento um dos destaques da pop music mundial e tem tudo para continuar bombando em 2010. No primeiro semestre do ano, após perder o American Idol, foi capa da Rolling Stone gringa e na matéria declarou, para quem ainda tinha dúvidas, de que era homossexual. No segundo semestre, fez uma performance polêmica no American Musica Awards, simulou sexo oral com outro homem e beijo seu tecladista na boca: tudo isso televisionado!

15 :: Travesti participa do Programa Ídolos

A travesti Lívia Mendonça, surpreendeu a todos ao participar do Programa Ídolos. Ela fez o teste como qualquer um e ao cantar Maria Bethânia deixou todos boquiabertos e entro na disputa. Na entrevista da comemoração, veio a revelação de que era travesti. Mas Lívia não durou muito no Programa, infelizmente. De qualquer forma sua breve participação foi como um suspiro de igualdade ao respeito a diversidade.

16 :: Filme e personagem “Bruno”

Como o personagem Bruno, e no filme de mesmo nome, o ator Sacha Baron Cohen mostrou o preconceito aos homossexuais e as características dos mesmos de formas extremas e com muuuuuuuuito humor ácido. Exagerado? Sim. Divertido? Também! Além disso, ele cauzô nas pré-estréias do filme pelo mundo todo e até nos ensaios fotográficos para as revistas, com direito a nudez, caras e bocas!

17 :: O noivado de Marc Jacobs com o brasileiro Lorenzo Martone

O casamento gay ou união civil homossexual é um sonho distante para muitos, por isso, quando celebridades declaradamente gays se casam ou anunciam seu casório é motivo de comemoração. Ainda mais quando um dos noivo é o zuper-estilista Marc Jacobs, e o outro é brasileiro, mais precisamente o empresário Lorenzo Martone. Eles ficaram oficialmente noivos em agosto, em cerimônia aqui no Brasil. A-do-rei!

18:: A 1ª Parada do Orgulho Gay de Varginha

Goste ou não, fato é que as paradas gays no Brasil são uma das formas de chamar a atenção para os homossexuais e seus direitos. Assim, é motivo de celebrar que a cidade do interior de minas, Varginha, tenha realizado a primeira Parada do Orgulho Gay da cidade. Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao evento. Parabéns!

19 :: Jesus Luz

Ele é bonito, sexy, modelo, fez ensaios fotográficos de cueca, é DJ e namora nada mais nada menos que a Rainha do Pop, Madonna. Tudo isso é muito gay e muito inspirador! Algo como: amo muito tudo isso!

20:: Pastores gays se casaram no Rio de Janeiro

Por mais difícil que possa parecer para muitos homossexuais (eu inclusive!), a religião é algo importante para muitos outros homossexuais. Desta forma, o casamento entre os pastores cariocas Fábio Inácio de Souza, 30, e Marcos Gladstone, 33, é significativo. E de alguma maneira, simboliza que religião e homossexualidade pode ser algo harmônico. Além do mais, os dois fundaram a Igreja Cristã Contemporânea, que tem como objetivo acolher o público gay que não se sentia bem em outras igrejas.


IKEOZZ
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.