Diferença entre celular e smartphone


Enfim qual é a diferença entre um celular e um smartphone?

Um aparelho celular é um dispositivo de comunicação utilizado através de rádio-frequência que permite o envio de voz, imagem ou dados em uma determinada área geográfica dividida por células, e cada célula possui um transmissor e um receptor.

Enfim, é um aparelho que serve para falar, ouvir, enviar textos, dados, imagens...

Ter um monte de botões não transforma um celular em um smartphone.


E um smartphone? Se fizermos uma tradução livre do inglês, teremos a expressão "Telefone Inteligente", o que não deixa de ser verdade, mas vamos facilitar o entendimento aqui e resumir tudo.

Um smartphone é um celular que não se restringe apenas às funções de envio de voz, imagens ou dados, ou seja, ele possui várias outras funcionalidades, como, por exemplo, conexão com rede de dados externa que provém acesso à internet, sincronismo de um organizador pessoal, possibilidade de instalação de vários programas (aplicativos), manipulação de arquivos, etc.

Então, podemos afirmar que smartphone e celular são a mesma coisa, porém comercialmente falando, o termo smartphone é utilizado para definir um aparelho que possui várias funções, além da função principal que é fazer e receber ligações, e o termo celular é utilizado para definir um aparelho mais básico, ou seja, aquele que só traz a função de ligação.

Haaa... e ter um monte de botões não transforma um celular em smartphone. Atualmente temos vários celulares com pinta de smartphones. Só pinta.


O NOKIA X2-01 - Exemplo de celular com cara de smartphone.


Portanto, na próxima vez que for comprar um smartphone/celular não se esqueça desses pequenos conceitos.

Avalie também qual sua necessidade. Geralmente quem precisa de um smartphone acaba usando o aparelho menos para se comunicar do que para qualquer outra coisa.

Nenhum comentário

......
Web Statistics