O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) abre nova ala


O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, coloca em atividade mais uma ala, com 20 leitos de internação em clínica geral.

A área já está em funcionamento e conta com toda a estrutura necessária, incluindo equipamentos e profissionais qualificados, prontos para receber e prestar assistência aos pacientes vindos dos serviços de saúde das 24 cidades que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-III).

Enfermaria de Cuidados Paliativos começa a funcionar em dois meses.


O HEAB vem registrando altos índices de ocupação nas enfermarias. Segundo o Diretor de Atenção à Saúde, Dr. Danilo Arruda de Souza, a taxa tem oscilado com frequência acima de 95%. "A necessidade surgiu e, portanto, o HEAB, por ser um instrumento de saúde da região, está ampliando os atendimentos, conforme o projeto assistencial desenhado pela diretoria e Secretaria Estadual de Saúde, e esperamos que os municípios usem os novos leitos" completa. Agora o Hospital Estadual Américo Brasiliense conta com 94 leitos de internação operacionais.

Encaminhamentos

O HEAB, sob administração da FAEPA/Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, vem trabalhando conforme as metas pactuadas com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, dentro de um projeto assistencial que prevê crescimento gradativo até o segundo semestre de 2011.

O Diretor Geral do HE Américo Brasiliense, Dr. José Paulo Pintyá, aponta que a cidade de Araraquara utiliza a maior parcela das internações realizadas no complexo hospitalar, que corresponde a 40%. Já o município de Américo Brasiliense vem em segundo lugar, utilizando 20% da capacidade. "Os médicos dos municípios têm conhecimento dos serviços assistenciais do hospital, e fazem a solicitação de vagas para internação por meio da guia de referência, transmitida através de fax ao médico assistente do HEAB, relatando história clínica e diagnóstico do paciente" explica.

Conforme o modelo de regulação de vagas estabelecido pela Secretaria da Saúde de São Paulo, os atendimentos são realizados preferencialmente para municípios da região de Araraquara (DRS-III), mas se houver leitos ociosos, por exemplo, a oferta se estende para outras regiões do Estado, seja para leitos de enfermaria ou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Cuidados Paliativos

Em dois meses, o Hospital Estadual Américo Brasiliense inicia as atividades da ala especializada em cuidados paliativos, com 20 leitos de internação, inicialmente. "Existem poucos serviços ligados a essa área no país e com o aumento da sobrevida da população existe uma grande quantidade de pessoas que passam a fazer parte desse grupo" explica o diretor geral do HEAB, José Paulo Pintyá. Esse tipo de tratamento é aplicável em diversas áreas médicas, como oncologia, cardiologia, pneumologia, geriatria, entre outras.

Nenhum comentário

......
Web Statistics