Encontrado o túmulo do apóstolo Filipe


Uma equipe de arqueólogos liderada pelo italiano Francesco d`Andria afirmou ter encontrado em Pamukkale, oeste da Turquia, antiga Hierápolis, o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, informou a agência Anatólia. Felipe teria evangelizado em diversas zonas da Ásia Menor.



A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 27-07-2011. A tradução é do Cepat.

“Tentamos há anos encontrar o túmulo de São Filipe. Finalmente, encontramo-lo entre os escombros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês”, disse o arqueólogo, que trabalha há vários anos na Turquia, citado pela agência.

Acrescentou que a sepultura ainda não foi aberta. “Um dia será aberta, sem dúvida. Esta descoberta é de grande importância para a arqueologia e o mundo cristão”, destacou.

Originário da Galileia, atual Israel, Filipe foi um dos discípulos de Jesus. Teria partido para evangelizar as regiões da Ásia Menor e teria sido apedrejado e depois crucificado pelos romanos em Hierápolis, na Frígia.

A atual Pamukkale é um lugar turístico conhecido especialmente por suas águas termais, suas rochas sedimentares e sua pedra calcária branca, de onde surge o nome da cidade, que significa em turco “castelo de algodão”.

São Filipe Apóstolo

Nascido em Betsaida (Galileia), junto ao Lago de Genezaré, e morreu em Hierápolis (Grécia) ou Cesareia (Filipos). Na Igreja Romana é celebrado junto com seu condiscípulo Tiago Menor, no dia 11 de maio, que, após a reforma litúrgica do Rito Romano passou para o dia três do mesmo mês. E no Rito Bizantino e eslavo é celebrado no dia 14 de novembro.

Filipe estava entre os que seguiam João Batista e estava também presente quando João Batista apontou para Jesus como o Cordeiro de Deus. No dia seguinte ao chamado de Pedro, quando estava a ponto de partir para a Galileia, Jesus se encontrou com Filipe e o chamou dizendo-lhe: “Segue-me”.

Foi o quinto apóstolo chamado. Filipe obedeceu ao chamado, e pouco depois trouxe Natanael como novo discípulo.

Seu nome no Evangelho aparece em Mateus 10, 2-4; Marcos 3, 14-19; Lucas 6, 13-16; João 1, 43-45; 6, 5-7; 12, 21-23; 14, 8-9; e Atos 1, 13.

Segundo os relatos dos Evangelhos podemos ver Filipe como um homem ingênuo, tímido, de mente sensata. Por pertencer ao Colégio Apostólico, vai pregar em Hierápolis (hoje Turquia) e na qual morre em idade avançada e seus restos são sepultados em Hierápolis. Segundo a tradição, os restos foram mais tarde transladados para Constantinopla e ali para a igreja dos Doze Apóstolos de Roma. Há, atualmente, duas sepulturas de um mesmo apóstolo ou antes de dois “Filipes” diferentes.
TICKKS.com
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.