Juiz que presidiu processo contra Palocci se filia ao PT


O juiz aposentado João Gandini confirmou filiação ao PT de Ribeirão Preto -- berço político do ex-ministro Antonio Palocci -- e disse que busca concorrer ao cargo de prefeito no ano que vem, apesar de saber que terá de disputá-lo com outros petistas.

A raposa Palocci.

Ele, que também esteve muito próximo de fechar com o PSDB local, afirmou ter desistido do ninho tucano porque não via a mesma chance de colocar sua candidatura. "Percebi que o quadro estava meio definido", disse.

O deputado federal Duarte Nogueira seria o nome "predefinido" para concorrer ao palácio Rio Branco --sede da prefeitura local-- em 2012, mas os tucanos negam que as discussões no partido já estejam acabadas sobre isso.

Antes da decisão, Gandini "conversou" com praticamente todos os partidos com diretório em Ribeirão. Até o final do ano passado, ele era muito cogitado como possível vice em uma campanha à reeleição da prefeitura Dárcy Vera (DEM) --a vaga hoje é do PMDB.

João Gandini: "Prefiro não falar de Palocci."


A democrata não comentou a filiação de Gandini ao PT. Mas a escolha do ex-juiz não agradou aos tucanos. Miguel Mauad, ex-presidente do PSDB local, afirmou: "Não achei que ele, até por ter sido juiz, fecharia com um partido tão carimbado ultimamente por fatos, digamos, nada positivos".

A trajetória de Gandini como magistrado cruzou com os caminhos do PT, mas em uma situação diferente. Como juiz, ele presidiu o processo sobre supostas irregularidades na compra de cestas básicas da prefeitura, quando Palocci era prefeito.

A ação judicial foi movida pelo Ministério Público e o episódio ficou conhecido como "caso do molho de tomate com ervilha". O processo não chegou a ser julgado por Gandini. Ele se aposentou em maio deste ano, e a ação ainda corre na Justiça.

DISTANTE

Demitido do Ministério da Casa Civil no início de junho, Palocci já estava afastado havia anos de Ribeirão, onde foi prefeito duas vezes (1993-96 e 2001-2002).

Com sua segunda ascensão ao governo federal, neste ano, ele se distanciou ainda mais de sua base eleitoral. Até seu escritório na cidade foi fechado.


Nenhum comentário

......
Web Statistics