Porque você nunca deve segurar um espirro



Tentar segurar um espirro no meio da sala de aula, em uma reunião de trabalho ou mesmo no cinema é algo comum, mas o hábito pode ser muito mais perigoso do que você pensa e pode provocar graves problemas de saúde, incluindo inflamações, fraturas e rompimento de vasos.

Por que segurar espirro faz mal?

De acordo com o otorrinolaringologista Raimar Weber, da Universidade de São Paulo (USP), nunca se deve tampar completamente o nariz quando se tem vontade de espirrar. É difícil de acontecer, mas segurar o espirro pode causar lesão e traumas em diversas partes do corpo, afirma o especialista.

Riscos de segurar o espirro

1. Se a pessoa que segurou o espirro tiver alguma secreção no nariz, esse material que não foi expulso do corpo pode ir para o ouvido e gerar uma inflamação.

2. Em casos mais graves, segurar o espirro pode estourar o tímpano, a membrana com nervos, que fica dentro do ouvido e transmite as vibrações do ar para parte interna do canal auditivo. Pode inclusive romper vasos sanguíneos da região.

3. Antes de espirrarmos, nosso diafragma se contrai e enche o pulmão de pressão que, por sua vez, só é liberada quando liberamos o espirro. Se essa pressão não escapa, pode ser dirigida para outros lugares, como a pálpebra ou direto para o olho.

4. Você pode não acreditar, mas segurar o espirro pode até causar fratura. O caso raro aconteceu com um paciente britânico que rompeu a parte de trás da garganta porque tentava não espirrar.




Enfim... espirre! Solte! Não tenha medo de ser indiscreto. Espirro deve ser indiscreto!

Mas não se esqueça de colocar algo na frente do seu rosto, seja as mãos, o braço ou um lenço.

E não cumprimente ninguém com contato físico quando estiver resfriado.



Texto original adaptado de WIX.