Doença de Simaria: O que é tuberculose ganglionar?




O que é tuberculose ganglionar?


Tuberculose ganglionar é um tipo de tuberculose que acomete os gânglios linfáticos, também chamados de linfonodos, que são pequenos órgãos de defesa localizados em várias partes do corpo.

A tuberculose ganglionar acomete com mais frequência os gânglios do pescoço, da região da clavícula, do tórax, das axilas e virilha.

Normalmente observa-se o aparecimento de um nódulo de crescimento lento e indolor em apenas um lado do pescoço.

À medida que a doença avança, a pele que recobre o linfonodo pode ficar avermelhada e brilhante. Também pode ocorrer saída de secreção e inflamação da pele adjacente.

O diagnóstico da tuberculose ganglionar é feito através da análise de material ganglionar, coletado por meio de agulha ou biópsia.

Sintomas da tuberculose ganglionar


  • Febre
  • Tosse seca e contínua
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Suor excessivo
  • Calafrios
  • Inchaço
  • Dor no corpo

A tuberculose ganglionar é contagiosa?


Não, a tuberculose ganglionar não é contagiosa. Este é um tipo de tuberculose extrapulmonar, ou seja, que não afeta os pulmões, portanto não é transmitida de pessoa para pessoa através das secreções respiratórias.

Pessoas com tuberculose ganglionar não transmitem a bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, causadora da doença. Esses indivíduos não precisam ficar em isolamento e podem entrar em contato com outras pessoas pois não existe risco de contágio.

A tuberculose ganglionar tem cura? Como é o tratamento?


Sim, a tuberculose ganglionar tem cura. O tratamento geralmente é feito com esquemas de até 4 medicamentos antibióticos, tomados por via oral: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

O tratamento da tuberculose ganglionar tem uma duração mínima de 6 meses, podendo ser prolongado por até 12 meses, dependendo do caso.

O tratamento da tuberculose é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


......
Web Statistics