Porque homens traem?

Alguns infiéis são apenas imaturos. Outros têm problemas mais profundos.

Se você perguntar a 10 homens sobre as razões pelas quais eles traem suas(seus) parceiras(os) ou cônjuges, é provável que cada um lhe diga algo diferente.

A maioria nem vai considerar sua "atividade sexual extracurricular" uma traição.

Para o homem, fidelidade é um conceito bem mais vago do que para a mulher. Na verdade muitos de nós sequer pretende, por si só, ser monogâmico.

Nós entendemos que a fidelidade é um tipo de "sacrifício", um "preço" a se pagar por estar com a pessoa amada. Não como um valor em si.

Sim. Um homem que ama de verdade também é capaz de trair.

Especialmente nos dias de hoje, com o advento da internet que criou uma alta variedade de situações que podem ser entendidas como traição...

É traição, por exemplo, se masturbar defronte à webcam com alguém que está a 500, 1000 km e com quem você provavelmente nunca se encontrará pessoalmente? Traição necessariamente precisa envolver contato físico?

Essas e outras questões são importantes para delimitar a atualização do conceito de "traição". Mas isso é assunto para outro post.

É importante registrar que estas supostas razões para a traição não as justificam e que cabe sempre ao "traído" decidir se compreende, tolera ou aceita. Ninguém fará contigo o que você não permite.

Vamos então a algumas "justificativas" para a infidelidade masculina.


Homens têm 10 vezes mais testosterona do que as mulheres
Homens têm 10 vezes mais testosterona do que as mulheres.

A danada da testosterona


Homens têm mais testosterona, que é um hormônio relacionado diretamente ao desejo sexual.

As mulheres, por outro lado, têm pouca testosterona.
Homens têm 10 vezes mais testosterona do que as mulheres, a razão pela qual seu desejo sexual é muito mais alto.

A maioria dos caras vai admitir claramente para suas (ou seus) parceiros que eles amam sexo e que precisam dele com uma frequência talvez até diária, ou mais de uma vez ao dia.

E essa necessidade natural nos coloca em frias muitas vezes.
Se um homem tem pouco ou nenhum autocontrole ou maturidade, e não consegue extrapolar suas necessidades sexuais dentro do relacionamento, ele pode facilmente não resistir quando a oportunidade de sexo se apresenta.

E se apresentam com cada vez mais frequência nos dias de hoje.


Todo homem trai
Homens com pouco autocontrole ou imaturos são menos capazes de resistir às oportunidades de sexo.

Todo homem trai


Primeiramente: isso é uma suposição falsa. Nem todo homem trai.

Mas isso serve de consolo, de justificativa complementar para muitos homens, apoiados no machismo que todos sabemos que existe.

Claro, a maioria dos homens têm casos, namoricos ou paqueras durante seus relacionamentos, mas certamente isso não é desculpa para fazermos igual. Não é?

A terrível rotina


Se você colocar um feijão em um pote toda vez que fizer sexo em seu primeiro ano de casamento, e depois for retirando os feijões toda vez que fizer sexo nos anos seguintes ... você nunca retirará todos os grãos do pote.

Se mais caras ouvissem esse ditado anônimo antes de se casar, certamente teríamos menos casamentos.

Sejamos honestos: em todo relacionamento o sexo vai ficando cada vez mais chato e monótono ao longo do tempo, exceto os que encontram fórmulas para mantê-lo vivo.

E o primeiro passo para a sucesso é exatamente esse: admitir que a rotina existe sim! E precisa ser trabalhada.

Homens precisam de sexo quente, apaixonado, em ebulição. Quando ele fica morno, sem graça, "papai mamãe" vão buscar em outro lugar.


Fugir da jaula


Homens sentem-se presos depois de se casarem. E mulheres também, afinal!

Antes do casamento, são livres como um garanhão para fazer o que quiserem, quando quiserem, mas depois do casamento, muitos homens simplesmente se sentem sufocados e encarcerados.

E isso afeta diretamente até sua capacidade de se sentirem machos de verdade.

Frequentemente também se sentem entendiados, sobrecarregados de trabalho, de compromissos e sentem-se merecedores de algo "especial".

Para aqueles homens que têm esposas(os) controladoras(es)  esse problema só se agrava. A maior sensação de prisão pode estimular o natural e excitante desejo masculino de fugir dela.

Todo homem precisa ter vínculos com o mundo masculino, com seus pares. É muito comum vermos homens casados subvalorizando, obrigados ou por opção própria, sua necessidade saudável de manter amizades sólidas e solidárias com outros homens. Ter amizades e programações fora do casamento é fundamental para que a esposa (ou esposo) não seja a única válvula de escape do rapaz. E não há válvula de escape que aguente.


E vão mentir, jurar na sua cara de que serão eternamente fiéis.
E vão jurar na sua cara de que serão eternamente fiéis.

Falta de integridade


Muitos homens entram em relacionamentos sem intenção real de serem fieis. E pronto.

Fidelidade é algo que eles simplesmente não têm para oferecer. E vão mentir, jurar na sua cara de que serão eternamente fiéis.

E não sentirão culpa nenhuma por isso. Porque eles acham mesmo que enquanto homens têm o direito a dar escapadas. Isso é próprio da cultura do machismo.

Alguns narcisistas clássicos se encaixam perfeitamente nesse papel, incapazes de manter um voto de fidelidade porque ele está consumido egoísmo machista.

Digo alguns. Mas somos muitos.

Insegurança


Homens que andam por aí como garotinhos inseguros que nunca se sentem muito bem consigo mesmos. Raramente é o contrário.

Com o tempo, tendemos a nos sentir velhos, gordos, abandonados. Isso afeta sua "identidade de macho sexualmente atraente".
E uma transada por fora, uma conquista nova, é um santo "remédio" para esse sentimento desanimador.

Homens usam o sexo fora do relacionamento para alimentar seus egos e se sentirem melhor consigo mesmos. Mais vivos e jovens, inclusive.


Homem infeliz
Homens machucados são incapazes de se comprometer com a fidelidade.

Fera ferida


Às vezes um homem trai por algum trauma ou feridas psicológicas antigas. Homens carregam muitas feridas e dores não processadas, mais que as mulheres, porque simplesmente não lhes é permitido vivenciar dores. "Não é coisa de macho."

A infidelidade transgressora funciona como um tipo de válvula de escape, uma droga que o ajuda a escapar da realidade.

Homens muito machucados, que carregam muitas feridas, são incapazes de se comprometer com a fidelidade. Exceto os fracos e vitimizados.

Atente-se para isso antes de de casar com um.

Atente-se também a homens com relação problemática e contínua com o álcool ou com outras drogas, o que afeta a tomada de decisão e o desinibe a ponto de fazer coisas que não faria sóbrio.

Mas o que foi feito doidão, foi desejado sóbrio. Não se esqueça disso se ele tentar se justificar.



casar-se com um homem com menos de 30 anos é, no mínimo, audacioso.
Casar-se com um homem com menos de 30 anos é, no mínimo, audacioso.

Imaturidade


Alguns homens traem simplesmente por imaturidade.

É de conhecimento comum de que homens amadurecem mais tarde que as mulheres.
Honestamente, casar-se com um homem com menos de 30 anos é, no mínimo, audacioso.

Já ouvi muitos homens dizendo "Haaa, casei muito cedo",  justificando sua infidelidade.

Essa imaturidade, os fazem pensar tudo na vida tem correção, que têm ainda todo tempo do mundo, e tantas chances quanto possíveis.

Acham que não serão descobertos, e se o fizerem, não será um grande problema, pois "a fila anda".

A ideia de consequências graves não se registra em cérebros de homens jovens. E isso se reflete até na prevalência de acidentes de trânsito causados por homens nessa faixa etária.
Até seguros automobilísticos são mais caros.

Se existisse "seguro casamento" ele também seria caríssimo para homens jovens!

Infelicidade


Por vezes, homens traem porque estão infelizes com o relacionamento.
Aqui não podemos deixar de registrar uma característica marcante masculina: a extrema dificuldade que têm de colocar fim em relacionamentos, mesmo que estejam infelizes dentro deles.

Homens, "vão levando" relacionamentos e raramente tomam a iniciativa de terminá-los.

Quantos homens você conhece que tomaram a iniciativa de terminar um relacionamento sem antes fazer suas danuras?

Poucos? Nenhum? Em geral são as mulheres que terminam relacionamentos.

Homens levam embolado, e só terminam definitivamente se já têm outra pessoa que querem muito e mais do que por apenas umas noites de prazer.

Portanto, se um homem toma a iniciativa de terminar um relacionamento, desista dele menina(o).

Ele já está arranjado.


a paixão vai durar a vida toda e não percebem que esse é somente um estágio
A  paixão é somente um estágio que não vai durar a vida toda. É necessário perceber isso.

Ignorância


Alguns homens acham que a lua de mel dura para sempre. E mulheres acham isso ainda mais.

Acham que aquele sexo quente diário vai durar para sempre. Que a paixão vai durar a vida toda e não percebem que esse é somente um estágio do casamento (ou qualquer relacionamento mais longo).

Esse estágio não dura para sempre, dura de 1 a 10 anos no máximo.
Cabe ao casal encontrar e substituir o fogo inicial pela intimidade emocional mais profunda e significativa, pela cumplicidade, que pode resistir sim, pelo resto da vida.
Mas o tesão louco não! Esse acaba mesmo.

É preciso entender que em relacionamentos verdadeiramente amorosos, a atração sexual visceral é gradualmente substituída por sentimentos mais sutis e doces de apego, honestidade, compromisso e intimidade emocional.

Por tudo isso, um compromisso firme, honestidade e diálogo entre o casal são importantes.


Enfim, estas são apenas algumas das razões pelas quais os homens traem, mas podem haver uma infinidade de razões pelas quais os homens se sentem inclinados a satisfazer seus desejos sexuais fora de um relacionamento. E este texto não serve de referência para nada, é apenas uma reflexão pessoal.

Este é um tema importante e deve ser discutido dentro de um relacionamento com frequência.

Uma comunicação honesta e aberta, pode ajudar a fomentar a intimidade e o amadurecimento emocional entre o casal.

Para os homens em dificuldades, acho interessante contratar um terapeuta e/ou trabalhar com quaisquer problemas que o levem à infidelidade.

Relacionamentos monogâmicos podem também ser belos e surpreendentes. Além disso, são certamente mais seguros. Vale investir.

Seja feliz.




......
Web Statistics