O que são notas de fragrância? Um breve manual

O que são notas de uma fragrância?



Quando você procura uma determinada fragrância, na maioria das vezes também acaba lendo um detalhamento das notas utilizadas na sua composição.

Aí, você se depara com termos como notas de topo, notas de cabeça, notas de coração, notas de base, dentre outras...

Mas o que são notas de uma fragrância?

As notas de fragrância são basicamente os ingredientes usados para compor o produto, pelos quais você pode reconhecer a identidade do perfume.

Essas notas são divididas em três categorias: Notas de topo (ou cabeça), notas de coração (ou de meio) e notas de base.
Elas surgem de acordo com o tempo decorrido após a aplicação, onde as notas de topo são as primeiras  a serem percebidas, as de coração logo após e em um momento mais tardio, as notas de base.

Mas como todos esses "ingredientes" aparentemente aleatórios produzem perfumes tão incríveis?

Quando uma fragrância é criada, os perfumistas se preocupam, e muito, em fazer com que todos os seus ingredientes funcionem juntos, se complementem, de modo a tornar o  perfume agradável ao maior número de pessoas.

Esse fenômeno, o "ser agradável para o maior número de pessoas" é muito perceptível hoje em dia, em que novas fragrâncias estão sendo lançadas somente com esse objetivo estritamente comercial, fragrâncias para vender, sem apego à criatividade, inovação e arte... Bom, mas isso é um outro assunto.

Esses ingredientes, as notas, podem ser um monte de "coisas" dentre minerais, vegetais, produtos criados em laboratório e até extratos animais.


A pirâmide olfativa


Pirâmide olfativa de um perfume.
A estrutura de uma fragrância é chamada de pirâmide olfativa


A estrutura de uma fragrância, as notas escolhidas para sua construção e o instante em que se apresentam, é chamada de pirâmide olfativa, que como uma música, é composta de uma complexa mistura que devem trabalhar juntas em perfeita harmonia. 

Quando você aplica pela primeira vez uma fragrância, consegue sentir imediatamente o cheiro da mistura perfeita das notas de topo.

Somente depois que essas notas de topo desaparecerem, você poderá perceber as notas de coração. E o mesmo vale para as notas de base, que se tornarão visíveis após as notas de coração. 

Todas essas notas trabalham juntas para criar um perfume agradável, onde as notas de coração e de base devem complementar e manter o perfume que foi introduzido pelas notas de topo.

Essas notas também podem fazer com que uma fragrância seja diferente durante cada estágio. Então, em vez de um perfume linear, você passará por uma montanha-russa de aromas diferentes, tornando a fragrância muito mais interessante e menos chata.

Notas de topo


As notas de topo são sem dúvida as notas mais importantes de uma fragrância, pelo menos para as empresas que as vendem. Por quê? 

Bem, quando as pessoas experimentam uma fragrância pela primeira vez, o primeiro cheiro que sentem são as notas de topo.
E a primeira impressão de algo é muito importante não é? Se sua primeira impressão for ruim, há uma boa chance de você nunca comprar a fragrância ou desejar conhecer como ela evoluiria em sua pele minutos ou horas após ser aplicada, te fazendo conhecer assim, as notas de coração e de base.


As notas de topo são as notas mais importantes de uma fragrância



Por outro lado, se você tiver uma primeira impressão incrível, é mais provável que você compre a fragrância sem maiores dúvidas quanto à sua progressão.

As notas de topo, no entanto, não estão aí apenas para causar boas primeiras impressões. 

Elas também têm a função de abrir, de começar a "história" da fragrância. As notas de topo geralmente desaparecem relativamente rápido. Na maioria das vezes, eles estão realmente presentes nos primeiros cinco a trinta minutos. Depois disso, o trabalho delas é passar suavemente para o próximo capítulo da fragrância, as notas de coração.

Como as notas de topo não devem durar muito tempo, geralmente são muito leves e voláteis, evaporando assim mais rapidamente.

Note que existem algumas notas usadas com frequência como nota de topo, devido justamente à sua leveza.


Bergamota


Algumas notas de topo mais usadas:

Frutas cítricas, como limão, toranja, bergamota ou algum tipo de laranja. Mas você também pode encontrar outras frutas leves, como maçã ou abacaxi. Outras notas de topo incluem gengibre, lavanda, sálvia ou notas florais.

Creed Aventus


Por exemplo, Creed Aventus é uma fragrância muito conhecida. Isso tem a ver com o cheiro incrível!
Se dermos uma olhada nas notas de topo do Creed Aventus, veremos que ele possui maçã, bergamota, abacaxi e groselha. Destes, é evidente que a abertura do Creed Aventus é frutada. A bergamota dá ao perfume um pouco de frescura, onde a groselha proporciona um pouco de doçura. A maçã, mas principalmente o abacaxi, são as notas que mais chamam atenção quando você borrifa Creed Aventus pela primeira vez.


Notas de meio


As notas de meio são a base de uma fragrância, por isso também são chamadas de notas de coração.

Elas compõe a maior parte do perfume. Na maioria das fragrâncias, cerca de 70% do perfume total é composto pelas notas de coração. O trabalho essencial delas é garantir que o perfume introduzido nas notas de topo seja continuado, desenvolvido e explorado ainda mais.

Estas notas de coração são perceptíveis quando as notas de topo começam a desaparecer. Isso garante que sempre haja um perfume perceptível e você e as pessoas a sua volta sejam capazes de detectá-lo de forma harmoniosa.

Como as notas do meio são destinadas a permanecer por um tempo maior, elas geralmente são feitas de óleos mais fortes e mais potentes. Alguns exemplos do que geralmente pode ser encontrado nas notas de coração são jasmim, lavanda, rosa e ylang ylang. Além dessas notas florais mais fortes, também existem notas médias, como canela, pimenta, pinho e cardamomo.


Lavanda



Como você deve ter notado, algumas notas florais usadas nas notas de topo também são usadas nas notas de coração. O segredo dessas notas é que, em combinação com outras notas mais picantes, elas são muito mais potentes e duram mais tempo. As notas do meio geralmente aparecem após cerca de 20 minutos, logo após as notas de topo desaparecerem e desaparecerão após cerca de quatro horas para abrir caminho para o último capítulo, as notas de base.

Outro trabalho realizado pelas notas de coração é esconder a abertura forte, muitas vezes não tão agradável, das notas de base. Frequentemente, as notas usadas como notas de base podem ser realmente fortes quando aparecem pela primeira vez.


Bagas de zimbro


Se dermos uma olhada no Creed Aventus novamente, veremos que as notas do meio são bétula, bagas de zimbro, patchouli e jasmim. Essas notas fazem com que a fragrância se torne um pouco amadeirada. A bétula também é o que torna a fragrância muito masculina. O jasmim, bagas de zimbro e patchouli realmente refinam o perfume nesta fase, tornando-o muito agradável, amadeirado e masculino.


Notas de base


As notas de base (ou de fundo) e as notas de coração juntas compõem então a maior parte da fragrância, elas são basicamente o tema principal da fragrância. 

Essas notas de base são ricas e profundas e não evaporam tão rapidamente. E em geral não são percebidas antes de 30 minutos após a aplicação.

Algumas das notas de base mais comuns são baunilha, âmbar, almíscar, patchouli, musgo e notas amadeiradas, como madeira de cedro ou sândalo. Algumas dessas notas são tão fortes que você ainda pode detectá-las após o fim do dia.


Baunilha



Voltando ao Creed Aventus novamente, as notas de fundo são baunilha, musk, musgo e âmbar. A baunilha e o âmbar criam um acabamento doce, e o musgo e o almíscar garantem que a fragrância não desapareça muito rapidamente.


Categorias de notas


Já vimos que cada nota acrescenta algo à fragrância. Todas elas têm um objetivo, elas têm um porquê para estar lá. Servem a um propósito.

Todas as notas utilizadas na construção de uma fragrância podem ser divididas em categorias. Mas estas categorias não são absolutas, são frequentemente ajustadas, unidas, divididas e subdivididas de acordo com o país, a empresa, o perfumista...

Aqui, vamos dividir em 9

A saber:  
  1. Cítricas;
  2. Picantes;
  3. Erbais e fougeres;
  4. Frutais;
  5. Florais;
  6. Gourmand, doces, bebidas e aromas;
  7. Amadeiradas, musgos e terrosas;
  8. Atmosféricas;
  9. Quentes e animálicas.


Notas cítricas


Devido à leveza das notas cítricas, elas são frequentemente usadas como notas de topo de uma fragrância.
Bergamota, uma nota popular de fragrância devido ao seu frescor e doçura.
Limão, o aroma brilhante e fresco de limão.
Toranja, uma nota cítrica que tem um pouco de amargura.
Cal, uma nota cítrica que dá o aroma de limão.
Mandarim, um perfume fresco, cítrico, quase floral.
Laranja, o doce aroma das laranjas.
Yuzu, nota cítrica com alguma nitidez.


Notas picantes


Notas apimentadas são usadas para adicionar profundidade e calor à fragrância. Eles podem ser bastante avassaladoras, por isso são usadas ​​com moderação, a menos que o perfumista queira uma fragrância destacadamente picante.
Anis, um alcaçuz como perfume.
Manjericão, uma nota verde de ervas.
Cardamomo, quente e aromático.
Canela, uma nota doce, quente e picante.
Cravo, um perfume frutado, rico e picante.
Gengibre, um aroma picante, quase amadeirado.
Noz-moscada, uma nota quente, amadeirada e picante.
Pimenta, uma nota afiada que pode refinar uma fragrância.
Alecrim, nota de ervas com semelhanças com pinho.


Notas Frutadas


Notas frutadas são mais comumente usadas como notas de topo ou de meio. Eles se misturam muito facilmente com quase tudo e podem adicionar uma nova vibração à fragrância.
Maçã, uma nota doce e suculenta.
Amora, rica, nota quase almiscarada.
Pêra, outra nota doce e suculenta.
Nota de abacaxi, fresca e tropical.
Manga, nota doce e profunda.
Morango, fresco e doce, como um morango real.
Melancia, uma nota fresca e aquática.


Notas florais


As notas florais funcionam surpreendentemente em qualquer fragrância. Misturam-se muito bem e adicionam uma vibe natural e floral à fragrância.
Gerânio, nota floral fresca com notas de verde.
Íris, uma bela nota floral e empoeirada.
Nota lavanda, fresca, aromática e masculina.
Jasmim, uma nota floral branca frutada.
Violeta, uma nota floral doce e terrosa.
Ylang Ylang, uma nota tropical frutada, além de floral.
Rose, uma nota fresca e floral como seria de esperar de uma rosa.



Notas Gourmand


As notas gourmand trazem alguns aspectos interessantes a uma fragrância. Recebem este nome porque geralmente são derivadas de alimentos ou bebidas.
Absinto, uma nota de ervas aromáticas.
Amêndoa, suave, nota de noz.
Manteiga, uma nota cremosa e doce.
Café, um grão de café escuro como nota.
Algodão doce, uma nota doce e açucarada.
Gim, uma nota aromática de zimbro.
Rum, uma nota doce e embriagada.
Uísque, uma nota esfumaçada e embriagada.



Notas amadeiradas


Essas notas amadeiradas, musgos e terrosas são mais frequentemente usadas como nota de base, para fortalecer a fixação e o tempo de permanência das fragrâncias. Elas se harmonizam em quase qualquer fragrância.
Vetiver, uma nota terrosa, amadeirada e esfumaçada.
Cedro, seco, nota amadeirada um pouco doce.
Sândalo, uma nota rica, doce e amadeirada.
Musgo, uma nota amarga e verde.
Oud, uma nota almiscarada, doce e noz.
Patchouli, outra terra, nota doce e amadeirada.



Notas Quentes


São algumas das notas mais antigas a serem usadas em fragrâncias e, até hoje, ainda são frequentemente usadas devido à sua versatilidade.
Âmbar, existem vários tipos de âmbar, como âmbar doce, âmbar preto e âmbar branco. Todos adicionam uma nota rica e quente clássica a uma fragrância, mas alguns adicionam um pouco mais, como uma vibe de fumaça ou uma vibe mais seca.
Elemi, uma nota fresca, apimentada e quente.
Aldeído, uma nota de topo clássica usada em algumas das fragrâncias mais populares, como Chanel No.5.




Notas animálicas


As notas animálicas são compostas de substâncias de origem animal e são mais frequentemente encontrados nas notas de base. Elas basicamente compõem a base de uma fragrância e ajudam a prolongar sua fixação. 
Ambergris, uma nota sensual e almiscarada com notas de sal.
Camurça, um aroma de couro macio e quente.
Couro, uma nota profunda e semelhante a couro.
Almíscar, que se apresenta em muitos tipos diferentes, todos proporcionando uma vibração agradável e almiscarada à fragrância. Alguns outros tipos de almíscar são almíscar preto, almíscar de caxemira, almíscar limpo, almíscar de pele e almíscar branco.



Notas atmosféricas


Essas são notas mais exclusivas e você não as verá com frequência. Mas por causa disso, eles também acrescentam uma singularidade à fragrância e podem realmente definir um certo tom exclusivo e diferenciado.
Metálico, uma nota limpa e fria.
Mar, pense em um perfume salgado, semelhante ao oceano.
Woodsmoke, como o nome sugere, o cheiro de madeira queimada.
Tabaco, um aroma rico e doce com notas de baunilha e couro.


E aí? Gostou? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

😉

Haaa, aqui no site Fragrantica você pode conhecer com mais detalhes algumas das notas mais comuns utilizadas na perfumaria mundial.




TICKKS.com
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.