Óleos essenciais em animais de estimação - Quais e como usar?


Óleos essenciais em animais de estimação



Os óleos essenciais estão se tornando cada vez mais populares para aromaterapia e perfumaria doméstica. Além de seus propósitos perfumados, eles também são muito usados em práticas alternativas de saúde para ajudar a aliviar doenças como insônia e depressão. 

Como usamos óleos essenciais para curas alternativas de doenças que não ameaçam a vida, começamos a nos perguntar - os óleos essenciais são seguros para animais de estimação? 

A resposta é sim, com condições.

A seguir, um breve guia sobre o uso de óleos essenciais em animais de estimação, incluindo quais devem ser evitados.

Óleos essenciais seguros para animais de estimação

Compilamos uma lista de óleos seguros para uso em animais de estimação abaixo - mas, como qualquer alteração na rotina de cuidados com seu animal, recomendamos verificar com um veterinário antes de iniciar seu amigo peludo a um tratamento com qualquer óleo essencial e sempre usar o óleo somente após diluí-lo.

Observe que aves e pequenos animais nunca devem ser expostos a óleos essenciais.

Lavanda

A lavanda é um óleo fresco, floral e calmo que é usado principalmente para relaxar em seres humanos. É usado de maneira semelhante em animais de estimação e pode ajudar a conter a doença ou a ansiedade do transporte em automóvel, em ficar sozinho ou ir ao veterinário.

Use para: ansiedade sobre separação, passeios de carro ou visitas a veterinários.

Camomila

Você conhece os efeitos calmantes do chá de camomila? O óleo de camomila tem um efeito semelhante. Use esse óleo para ajudar a acalmar um animal estressado, seja durante uma festa quando estranhos estão invadindo seu espaço ou enquanto socializam com novos animais que eles não conhecem. 
A camomila também é um óleo anti-inflamatório que pode ajudar na irritação da pele.

Use para: ansiedade, irritação da pele.

Gengibre

O óleo de gengibre é retirado da raiz de gengibre, que é comumente usada em receitas asiáticas e no nosso delicioso quentão. 
Com um aroma picante e perfumado, este óleo é uma ótima opção para aromaterapia. Em animais de estimação, o óleo pode ser usado para ajudar com uma dor de estômago e digestão.

Use para: problemas de estômago, digestão, dificuldade em respirar.

Mirra

O óleo de mirra é extraído da mirra e tem sido usado ao longo da história para fins medicinais e religiosos. Tanto em humanos quanto em animais, esse óleo pode ajudar a promover o equilíbrio emocional. 
Como um bônus para os animais, este óleo também pode ajudar a acalmar a pele irritada e promover o estado de alerta.

Use para: animais com timidez ou raiva.

Laranja

O óleo de laranja é extraído da casca da laranja e produz um aroma cítrico e alegre. 
Este óleo pode ser diluído e aplicado na pele do seu animal de estimação para ajudar a irritar e repelir pulgas, e também pode ser usado para ajudar a aliviar alergias. Este óleo também pode ser usado em animais de estimação como desodorante.

Use para: repelente de pulgas, perfume, alergias


Óleo essencial de rosas para animais

Rosa

Rose é popularmente usada para animais de estimação em uma variedade de formas, incluindo chás, vinagre e óleos. 
As rosas são populares para o cuidado holístico de animais de estimação, pois são cheias de polifenóis, um antioxidante natural. Os óleos de rosas podem ser difundidos em casa por um aroma fresco que também ajudará animais de estimação ansiosos.

Use para: ansiedade de separação, equilíbrio emocional.

Sálvia

O óleo de sálvia vem da planta de sálvia nativa da bacia do Mediterrâneo. É conhecido por ser um óleo profundamente relaxante que pode ser usado para incentivar a estabilidade emocional e a calma nos animais de estimação.

Use para: animais em pânico ou hiperativos.

Manjerona

Normalmente, um ingrediente de cozinha, o óleo de manjerona é normalmente usado para adicionar tempero e sabor às receitas. 
Quando difundido, no entanto, esse óleo é normalmente usado para promover a calma. Nos animais de estimação, esse óleo pode ser usado para promover o equilíbrio emocional durante períodos de estresse ou hiperatividade.

Use para: animais em pânico ou hiperativos.

Valeriana

O óleo de raiz de valeriana é um óleo terroso que promove sentimentos de relaxamento e pode ser usado para ajudar a inquietação. 
Nos animais de estimação, esse óleo pode aliviar o estresse emocional, proporcionar uma sensação de calma e promover um sono reparador.

Use para: sono reparador, timidez, raiva, ansiedade de separação e ruído.

Madeira de cedro

O óleo de cedro é extraído das árvores de cedro e é um óleo terroso popular que pode promover equilíbrio emocional e relaxamento em humanos e animais de estimação. Além de incentivar a calma e a paz nos animais de estimação, também pode repelir insetos, reduzindo o risco de picadas e promovendo a saúde da pele.

Use para: pele saudável, relaxamento.

Cardamomo

De sabor semelhante ao gengibre, o cardamomo é normalmente usado para temperar e dar sabor aos alimentos. Quando usado em aromaterapia, geralmente promove a saúde respiratória e do estômago em humanos. Em animais de estimação, o óleo de cardamomo é normalmente usado para aliviar náuseas e promover uma alimentação saudável.

Use para: náusea, estimular o apetite.

Gerânio

O gerânio é um item básico de longa data na indústria de perfumes. 
O óleo que produz é um importante embelezador e é usado em seres humanos para tratar a pele e o cabelo. Em animais de estimação, esse óleo é comumente usado para ajudar a tratar infecções de ouvido e repelir carrapatos.

Use para: infecções de ouvido, repelente de carrapatos.

Folha violeta

O óleo de folha de violeta combina um aroma floral com notas terrosas e tem sido usado em seres humanos para equilibrar a mente e apoiar a saúde circulatória. 
Nos animais de estimação, esse óleo pode ajudar a acalmar a ansiedade e é bom para cães com separação ou ansiedade do veterinário.

Use para: separação, ansiedade do veterinário.

Limão

O limão é um dos óleos essenciais mais populares devido à sua versatilidade e agradável aroma cítrico. Em cães, o óleo essencial de limão é usado para ajudar a aliviar infecções fúngicas da pele e dos ouvidos. Gatos não apreciam esse cheiro, sendo indicado até para se aplicar em sofás para que não os arranhem.

Use para: infecções de pele e ouvido.


😉




Difusor de óleos essenciais para animais de estimação

Como administrar óleos essenciais para animais de estimação

Difusores de óleo

A difusão é uma boa maneira de administrar óleos essenciais a animais de estimação, pois permite que eles se acostumem lentamente ao perfume. Coloque óleos essenciais em um difusor e permita que seu animal de estimação inspire o perfume. Sempre monitore o comportamento do seu animal de estimação em torno do perfume e permita que ele saia da sala se não gostar ou não estiver respondendo bem.

Os óleos podem ser aplicados diretamente em animais de estimação em pequenas quantidades
Sempre consulte um veterinário antes de aplicar óleos diretamente no seu animal de estimação e não se esqueça de diluir o óleo com um óleo transportador (de diluição), como o de coco ou azeite de oliva. Não aplique um óleo essencial diretamente em um corte ou ferida.


😉


Para a diluição, siga as seguintes proporções

Para gatos e cães pequenos: óleo transportador 9: 1 em óleo essencial;
Para cães de tamanho médio: transportador 4: 1 para óleo essencial;
Para cães grandes: transportador 3: 1 para óleo essencial;
Para animais de grande porte, como cavalos e gado: comece com transportador 1: 1 para óleo essencial.

Os óleos devem ser usados com moderação nos animais de estimação

Sempre certifique-se de consultar um veterinário antes administrar óleos essenciais via oral ao seu animal de estimação. Algumas gotas de óleo essencial podem ser misturadas com a ração, mas lembre-se de que o cheiro pode fazer com que ele não coma. Use uma quantidade absurdamente mínima.

Os óleos podem ser misturados com sabão para shampoo

Você pode fazer um xampu simples para animais de estimação misturando 8 gotas de óleo essencial com 1 colher de sopa de sabão de castela e 1,5 xícaras de água. Agite a mistura e aplique no seu animal de estimação durante o banho.
Pode-se adicionar também ao shampoo que ele já utiliza, ainda que isso não seja a melhor forma de proceder, pois podem haver interações entre o óleo e os componentes industrializados do shampoo.


Óleos essenciais proibidos para pet - Canela

Quais óleos essenciais são tóxicos para animais de estimação?

Alguns óleos essenciais comuns têm efeitos tóxicos nos animais e devem ser evitados em sua casa, mesmo diluídos e para outros fins.
  • Ylang Ylang
  • Anis
  • Bétula
  • Poejo
  • Pinho
  • Canela
  • Mostarda
  • Eucalipto

Sinais de envenenamento por óleos essenciais em animais de estimação

É possível que seu animal de estimação tenha uma reação adversa a um óleo essencial, mesmo que seu uso seja seguro.  Se o animal apresentar sinais de envenenamento, leve-o ao ar livre e procure ajuda veterinária imediatamente.

  • Dificuldade ao respirar
  • Dificuldade para caminhar
  • Babando
  • Vômito
  • Comichão na boca e no rosto
  • Tremores musculares
  • Depressão
  • Fraqueza
  • Comportamento anormal


Quando usados corretamente, os óleos essenciais podem ser uma ótima maneira natural de ajudar a aliviar várias doenças comuns. Preste atenção à reação do seu animal de estimação ao perfume do óleo e ao comportamento dele uma vez que o use, para encontrar um óleo que funcione para você e seu amigo peludo.

Espero que este texto lhe seja útil. Luz e paz.


TICKKS.com
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.