Qual a temperatura e o lugar ideal para guardar seus perfumes?


A temperatura tem uma grande influencia na conservação de uma fragrância. 

Calor extremo e frio extremo não são bons para a longevidade e desempenho dos seus perfumes. Mas qual é a melhor temperatura para armazená-los?

Uma fragrância vencida é a última coisa que você deseja, depois de gastar dezenas, centenas ou até milhares de reais em um frasco.

Felizmente, você pode impedir que as suas fragrâncias vençam precocemente armazenando-as corretamente. Neste artigo, abordaremos um pouco mais as melhores temperaturas e locais nas quais você pode armazenar suas fragrâncias!

A temperatura ideal para perfumes


Armazenar suas fragrâncias na temperatura ideal aumentará bastante sua vida útil. Idealmente, sua fragrância deve ser armazenada em temperatura ambiente.  A temperatura ambiente pode ter uma ampla variação como sabemos, então você deve manter suas fragrâncias em temperaturas entre 12 a 25 graus Celsius. Em suma, temperaturas moderadas!

Certifique-se que a temperatura do espaço de armazenamento é constante. Você não quer que a temperatura do seu perfume flutue muitos graus ao longo do dia. Não deve estar em um local frio por um minuto e quente no próximo. Portanto, não coloque sua fragrância perto de equipamentos que esfriem ou aqueçam.

Falaremos mais sobre isso a seguir.


Posso guardar perfumes no banheiro?

Perfumes no banheiro


Muitas pessoas acabam colocando seus perfumes no banheiro por ser sem dúvida o local mais conveniente para estarem. Mas com certeza não é um bom lugar para ficarem.

O banheiro sofre grandes variações de luminosidade durante o dia e a noite. Além do vapor quente do chuveiro, sofre também com as variações de umidade que ainda que não afete diretamente a composição do perfume, pois ele está isolado no frasco, potencializam as alterações de temperatura, visto que umedecem os tais frascos por fora.

Com o tempo, essas condições degradam suas fragrâncias. Evite o banheiro a todo custo!



Posso deixar perfume no carro?

Perfumes no carro


Isso pode parecer doidera, mas muitas pessoas deixam seus perfumes no carro pela conveniência que isso traz! 

Os carros são um dos piores lugares para deixar fragrâncias. Se não os piores. Os automóveis frequentemente mudam de temperatura e podem ficar extremamente quentes. O calor, como já dito, não é bom para o seu perfume, pois não apenas evapora os componentes mais voláteis, mas também danifica e decompõe os óleos perfumados.

Se você deseja manter uma fragrância em seu carro, recomendo que você escolha um pequeno frasco ou um decant para não expor todo o frasco às condições péssimas do automóvel.

Decant, ou decante, é um pequeno frasco que pode ser comprado em lojas especializadas (no O Boticário tem!), no qual você borrifa um pouco do perfume para levar consigo e poder reaplicá-lo quando desejar.


Perfumes na geladeira


Perfumes na geladeira


O calor sabidamente faz mal aos perfumes, mas e o frio? 

Algumas pessoas gostam de colocar seus perfumes na geladeira. De fato,  juram que uma geladeira prolongará a vida de suas fragrâncias. No entanto, essa pode não ser a melhor solução de armazenamento.

Para colônias, com baixas concentrações de óleos e essências, isso pode até ser uma boa prática desde que não sejam colocadas em um lugar da geladeira que oscilem muito a temperatura. Esqueça a porta, portanto.

Porém, para a maioria dos produtos, EDT, EDP, perfumes e extratos de perfumes, com óleos essenciais em maior proporção, colocá-los na geladeira é uma tragédia anunciada.

É verdade que você deve manter as fragrâncias longe do calor. Mas isso não significa que a frieza da uma geladeira seja melhor. Abandone essa ideia, a não ser que você possa ter uma geladeira exclusiva para seus perfumes, mantida em temperatura constante entre 12 e 22 graus.

EDT: Eau de toilette.
EDP: Eau de parfum.


Perfumes no sol


Perfumes expostos à luz solar


A luz solar direta nunca é boa para seus perfumes. O calor do sol pode parecer inofensivo, mas na verdade decompõe a composição química dos seus perfumes em poucas horas de exposição.

Isso faz com que eles percam sua potência mais rapidamente e resulta em um perfume com cheiro mais fraco. Além disso, o calor intenso pode afetar a embalagem dos perfumes.  Isso degrada ainda mais o perfume.

O vidro escuro de alguns frascos de perfumes lhes conferem alguma resistência maior à luz solar, mas mesmo estes não devem ficar expostos.


Perfumes guardados no guarda-roupas


Então, onde armazenar meus perfumes?


Você deve guardar seus perfumes de pé, longe da luz solar direta, do calor, da umidade, das variações de temperatura.

Alguns mantem seus perfumes guardados nas caixas originais, porem isso representa um incômodo no momento de usá-los, e um risco maior de queda do frasco no momento de desembalá-los toda vez que vai se perfumar , eu mesmo já perdi um frasco inteiro assim: Na pressa, caiu no chão ao retirar da caixa.

Enfim, resumindo: se você deve guardar seus perfumes na vertical, em um lugar fresco e escuro, e... eu não consigo imaginar melhor lugar que seu guarda roupas, desde que ele não esteja em um ambiente quente, em uma parede que receba sol ou pior, em um lugar que receba sol diretamente da janela.

Guarde eles lá, num espaço só deles, sem risco de queda e terá fragrâncias perfeitas até o último borrifo.

Seu guarda-roupas é perfeito!

Espero ter ajudado.

Deixe seus comentários. São muito importantes!

Compartilhe também com seus amigos!





TICKKS.com
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.