Header Ads

O tamanho - da camisinha - importa?

Tamanho certo da camisinha x pênis


Encontrar uma camisinha (ou preservativo) que se ajuste perfeitamente ao seu pênis é algo muito difícil não é?

Mas enfim, o tamanho certo da camisinha importa?


Sim. E é algo muito importante, pois o tamanho errado leva à falta de conforto, que por sua vez reduz a sensibilidade, que é um dos fatores que levam os homens a deixar de usar preservativo, que é indispensável para a prevenção de gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis.

O desafio de encontrar a camisinha certa


Comprar camisinha é um problemão. Existem muitas marcas disponíveis, cada marca com muitos estilos e propostas diferentes, além de vários tamanhos.

Os preservativos, na maioria das vezes são feitos de látex, mas às vezes feitos de poliuretano ou outros diversos materiais, são classificados como um dispositivo médico; portanto, precisam cumprir padrões regulamentados por grupos como a Organização Internacional de Padronização (ISO) e, no Brasil, a ANVISA.

A ISO, por exemplo, coloca os preservativos em testes de "explosão de ar" e "elétricos" para garantir que os preservativos estejam livres de buracos e não quebrem. Também exige um padrão de espessura e estabelece requisitos para a vida útil dos preservativos.

Ainda assim, o problema mais relatado com preservativos é o seu ajuste. Até 50% dos homens acham que os preservativos não se ajustam perfeitamente ao seus pênis.

Uma pesquisa recente pediu que os homens apresentassem suas queixas sobre o ajuste de seus preservativos. Quase um terço deles disse que o preservativo estava muito apertado. Outros disseram que eram muito longos, muito curtos ou muito frouxos.

Rupturas relacionadas ao tamanho (um preservativo muito pequeno ou muito grande tende a romper mais facilmente) também foram preocupações principais, embora esses eventos aconteçam em menos de 10% das vezes em que eles fizeram sexo.

Os homens também relataram outros problemas comuns, como diminuição da sensibilidade, irritação, dificuldade para manter a ereção, bem como problemas com lubrificação durante o sexo.


Tamanho certo da camisinha


O tamanho certo para a camisinha


O tamanho médio global dos pênis para homens adultos completamente desenvolvidos está entre 14 e 16 cm. No Brasil, a média esta em torno de 16 cm.

O tamanho médio do pênis varia entre 5 e 7 polegadas de comprimento e 3,5 a 6 polegadas de circunferência, embora o tamanho do pênis varie.

A circunferência – ou grossura, se preferir –  tem como média para o brasileiro algo em tono de 13 cm. 

Quanto ao tamanho do preservativo, a ISO define o comprimento mínimo para um preservativo em cerca de 6,3 polegadas, ou 16 cm incluindo o reservatório de esperma.


Medir o tamanho do pênis


Medir o pênis é fundamental


Os fabricantes oferecem, por esses motivos, preservativos em vários tamanhos. Portanto, para garantir o ajuste e a sensação adequados, é indispensável que você saiba o tamanho - o comprimento e a grossura - do seu pênis. 

Para medi-lo, o pênis deve estar completamente ereto, posicionando-se uma fita métrica na face superior e, para a circunferência, envolvendo-o com a fita na região média do membro.

Como medir o pênis

Com esses dados, passe a ler as embalagens antes de escolher seu preservativo. Coisa que normalmente a maioria dos homens não faz. Escolha o tamanho que mais se ajuste ao seu pênis. Na dúvida, fica contigo, mas em geral, um pouco mais apertado é melhor que largo.

E lembre-se: Preservativo é fundamental.

Mas não pense demais. Experimente diversas marcas e tipos. Use. Sempre.

Um grande abraço!