Guarda-roupas cápsula: Já é hora de ter o seu!

Guarda-roupas cápsula: Já é hora de ter o seu!

Sean O'pry para Massimo Dutti

Guarda-roupas cápsula (ou "em cápsula") é um novo, nem tão novo, conceito de moda que permite criar inúmeros looks com poucas peças de roupa e calçados.

É um conceito sustentado por três valores fundamentais: simplicidade, versatilidade e coesão.

A escolha de cada peça é pensada na composição de um guarda-roupas limitado, pensado para combinar com a maioria ou até todas as outras, podendo compor looks para as mais diversas situações.

As grandes vantagens de um guarda-roupas assim é a economia de dinheiro e tempo na hora de se vestir e ainda evitar o desgaste (sim, a gente se desgasta mentalmente escolhendo nossa roupa).

Grandes figuras como Mark Zuckerberg (Facebook) são adeptos dessa filosofia justamente para evitar se desgastar com algo que consideram tão trivial como se vestir.


Guarda-roupas cápsula: Já é hora de ter o seu!


História do guarda-roupas cápsula

Para entender melhor o que é um guarda-roupa cápsula, temos que aprender de onde veio o conceito. 

O termo foi cunhado pela consultora de guarda-roupa e autora Susie Faux nos anos 1970 devido à sua frustração com a falta de roupas bem feitas (parece familiar?). 

No entanto, não se tornou popular até que a designer Donna Karan decidiu criar a primeira cápsula coleção em 1985 chamada “ Seven Easy Pieces ”. 


Guarda-roupas cápsula masculino


Compre menos e vista mais

Enquanto a indústria da moda utiliza coleções cápsula para produzir um ar de exclusividade e expressão artística do designer, os guarda-roupas cápsula são mais sobre o nosso estilo pessoal. 

A maioria dos indivíduos que se tornaram especialistas em guarda-roupa-cápsula entrou no jogo porque estava cansada da "fadiga da decisão". 

Nossa cultura consumista e fast fashion nos enganaram, fazendo-nos acreditar que devemos possuir tudo. O resultado é um armário recheado de roupas que talvez nunca usaremos.

Os guarda-roupas tipo cápsula nos levam a pensar mais sobre as roupas que realmente usamos e se realmente precisamos de cada peça em nosso armário.


Guarda-roupas cápsula masculino


Como começar a montar seu guarda-roupas cápsula

Construir um armário-cápsula funcional vai exigir um pouco de dedicação, mas as vantagens e compensações serão muitas.

Selecione de 20 a 40 peças de seu guarda-roupas.

Inclua: Camisas, camisetas, calças,  jaquetas, paletós, bermudas de sair e calçados.

Não inclua: Shorts, acessórios, cuecas, sungas, roupas de academia e as de usar em casa.


Guarda-roupas cápsula masculino


Como selecionar

Esta talvez seja a parte mais difícil. Mas em geral, e de acordo com o seu estilo pessoal, a dica é: Retire do seu guarda-roupas tudo que seja chamativo e difícil de combinar.

E isso é bem vago não é? 

Pode pensar em manter peças de cores neutras. Retirar tudo que tiver cores fortes (incluindo aquele tênis verde limão kkkkk), camisetas com estampas grandes, jeans claros, desbotados, rasgados, desfiados...

Não descarte as peças que você não vai incluir no seu guarda-roupas cápsula inicialmente. Só as separe e evite usá-las.

Provavelmente, uma parte das peças do seu armário estão lá por algum motivo, então tenha calma e vá se descobrindo aos poucos – sempre com seu estilo em mente. 

A ideia do armário-cápsula é fazer bom uso do que você já tem e, nesse tempo, entender melhor sobre o que você poderia acrescentar no guarda-roupa, sem impulso. 

Lembrando sempre que não há um padrão de peças a seguir. Siga somente seu estilo.

Use e abuse da sua seleção de peças pelos próximos  3,4 ou 6 meses. Use somente elas, combinado-as da melhor foma possível.


Guarda-roupas cápsula masculino


Pare de comprar

Durante esse período de meses você não deve comprar nada. Nada.

Afinal, a ideia do armário cápsula é limitar consumismo e salvar uma graninha. 

Então mesmo que você entre em alguma loja e veja algo que realmente queira, é hora de esperar.

Se quiser, adicione duas ou três peças no seu armário-cápsula. Sempre seguindo as regras de seleção utilizadas quando separou as peças iniciais do seu  guarda-roupas.


Guarda-roupas cápsula masculino

Avalie

Quando estiver chegando ao final do período que você programou, sejam 3, 4 ou 6 meses, é o momento de avaliar como foi seus meses com sua seleção inicial de peças.

Você sentiu falta de um item que apareceu frequentemente como uma possibilidade bacana para composição dos looks?

Teve uma peça que você não usou ou usou apenas uma vez nesse tempo todo? 

É hora de tirar o que não rolou e acrescentar o que fez falta aproveitando se possível as peças que você deixou separadas para não usar.

Caso precise comprar algo que identificou ser necessário, esse é o momento. E somente esse.

Comprar roupas pode ser muito divertido, mas não se empolgue demais – você vai ter que manter a mesma quantidade de peças do armário-cápsula, então tente praticar o ‘entra uma sai uma’ – para cada nova peça que entra, uma que você tem é revendida, trocada ou doada. 

Assim, você garante que você não vai acumular roupas. 

No meio tempo, guarde as roupas ‘excedentes’ em caixas. 

Por exemplo, casacos mais pesados e peças de inverno que realmente só serão usadas quando as temperaturas baixarem. Vá alternando as roupas entre caixas e armário durante as estações.


Guarda-roupas cápsula masculino


Se conheça e conheça seu estilo

Você já achou uma peça linda, comprou, mas nunca usou? 

Pois é, provavelmente porque ela não tem a ver com seu estilo, você não se sente bem com ela ou você não se sente confortável usando.

É por isso que para qualquer armário funcional, incluindo o cápsula, é muito importante que as peças reflitam seu estilo. 

Mesmo que você demore um tempo para entender qual é o seu estilo, comece e vá na tentativa e erro.




Não tenha medo de adicionar cores e estampas

Caso esse seja seu estilo...

Se você não é do tipo minimalista, mas todos os armários-cápsulas que vê por ai só tem cinza, branco e preto, não se desespere. 

Se você gosta de cores e estampas – afinal, estamos em um país tropical e é tudo de bom fazer bom uso da nossa diversidade na moda - você deve acrescentá-las ao seu armário sem medo. 

Sempre opte por peças curingas e uma paleta de cores que combina entra si, além de sempre escolher estampas que conversam com você e seu estilo pessoal. 

Temos sempre dicas sobre isso na nossa seção LookBook.




Toques finais

Estilo não se trata apenas de roupas. 

Quando você complementa sua vestimenta com um bom perfume, acessórios, óculos, até um guarda-roupas básico como um capsula pode ser tornar algo exclusivo.




Perfume

Existem duas escolas de pensamento:

  • Encontre uma de que goste e use-a para sempre. 
  • Mude de acordo com seu humor. 

Em ambos os casos, os aromas cítricos são sempre as mais indicadas, pela sua versatilidade.

Você ficaria surpreso como, mesmo com as mesmas roupas, trocar de perfume ao passar dos dia ou para sair a noite pode mudar completamente como você se sente sobre o que está vestindo.




Relógios

A menos que você seja um colecionador, é provável que você tenha poucos relógios.

O que é ótimo. Se você quiser um relógio para usar com tudo, use relógio minimalista, discreto.

Um que você possa usar com um moletom ou um terno. Se você quiser adicionar um segundo, tente algo mais esportivo, como um relógio de piloto ou cronógrafo. 

Ou apenas compre algumas pulseiras novas - se você alternar entre couro e náilon dará ao seu relógio uma "cara" totalmente diferente.



Óculos escuros

Se você confia em si mesmo para não perdê-los, invista em um par decente de wayfarers - eles se adaptam a todos os formatos de rosto e estão muito além das tendências do momento. 

Descubra:


Precisando de umas peças para começar ou melhorar seu guarda-roupas?


TICKKS.com
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Basta clicar em um dos ícones acima. Gratidão.