Com exceção das raças de gatos de pêlos longos, geralmente não há necessidade de dar banho em gatos, já que eles costumam fazer a própria higiene enquanto se lambem, pois a língua áspera atua como uma escova na limpeza dos pêlos.
Porém, o banho pode ser menos estressante ao seu gato desde que ele seja acostumado a isso desde filhote.
Caso prefira, leve seu bichano a um bom PetShop. Um BOM!
A seguir, alguns critérios que facilitarão o procedimento do banho, podendo tornar este momento confortável para seu gatinho:
- Faça escovação antes de molhá-lo, assim você retira os pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem;
- Encha uma bacia ou a pia com água morna antes para não assustá-lo com o barulho;
- Fique atento para não deixar cair água nos ouvidos, evitando o aparecimento de otites;
- Para facilitar, coloque um pedaço de algodão em cada ouvido, retirando-os após o banho;
- Molhe-o por completo com calma para não estressá-lo, utilize produtos veterinários de boa qualidade (Shampoo Plants), tome cuidado para que não caia espumas nos olhos;
- Se seu gato possui pêlo médio ou longo não esfregue o xampu de maneira desordenada, faça movimentos no sentido do pêlo para evitar formação de nós;
- Ao usar um condicionador passe no sentido dos pêlos, deixe agir e retire após alguns minutos;
- Retire o excesso de água com as mãos e seque-o bem com uma toalha. A umidade causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas dermatológicos. O secador pode assustar o gato, portanto, desde filhote ele tem que ser adaptado ao equipamento.
Caso você não tenha estrutura física ou destreza para dar um bom banho no seu gatinho, recorra a um profissional especialista encontrado em muitos Pets Shops, pois, este momento tem que se tornar bastante confortável ao seu bichano.
0 Comentários
Somos gratos pelo seu comentário.